Mesmo com situação estabilizando, Toledo permanece firme no combate à dengue

Boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (13) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que Toledo registrou, de agosto do ano passado (início do ano epidemiológico vigente) até a presente data, 4.387 casos de dengue (4.331 autóctones e 56 importados). Deste total, 28 foram computados desde a última edição do comunicado (em 6/7), um decréscimo 3,45% em relação ao período anterior (1 a 6/7), quando 29 pessoas testaram positivo para a doença transmitida pelo Aedes aegypti.  
 
Em números absolutos, houve um acréscimo de 0,64% em relação à semana anterior, o que comprova uma tendência de estabilização da epidemia no município. No momento, há 24 exames aguardando resultado. Somando os casos confirmados, os que estão em análise e os 757 que já foram descartados, 5.168 pessoas com sintomas da doença procuraram os serviços de saúde durante o atual ano epidemiológico. 
 
No ranking das comunidades com o maior número de pessoas que testaram positivo para a doença causada pelo Aedes aegypti, as cinco primeiras posições ficaram com Panorama (409), Centro (342), Europa (242), Fachini (236) e Boa Esperança (218). Em quantidade de criadouros do mosquito encontrados em imóveis no período entre 7 a 13 de julho, os bairros com maior número de criadouros encontrados foram o Gisela (10), São Pelegrino (6) e Pinherinho (5).
 
O setor de Controle e Combate às Endemias, da SMS, tem trabalhado incansavelmente para conter a doença e conclama a população a redobrar as ações de combate ao Aedes aegypti de forma a impedir sua reprodução, o que não demanda muito esforço: uma vez por semana, é preciso fazer um “pente fino” no quintal e retirar a água acumulada em vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares – o frio não elimina as larvas do Aedes aegypti, que podem resistir a baixas temperaturas por até um ano. Outro ponto importante é permitir que os agentes de combate a endemias (ACEs) tenham pleno acesso aos imóveis facilitados a fim de poderem fazer o trabalho de vistoria e orientação dos moradores.
 
Para evitar quadros mais graves, quem estiver com sintomas típicos da doença – manchas avermelhadas na pele, dor abdominal, febre, dor no corpo e cansaço – deve procurar assistência médica imediatamente. Nunca é demais lembrar: a dengue mata e tudo que for possível para preveni-la deve ser feito!
PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.