Curso de Medicina da UFPR doa 50 protetores faciais à Saúde de Toledo

O câmpus local da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou na última quinta-feira (30/4) a doação de 50 protetores faciais para a Secretaria de Saúde de Toledo. Os equipamentos de segurança, conhecidos como face shield, serão destinados aos servidores que estão na linha de frente no combate que o município trava contra a pandemia de Covid-19.

Os protetores foram produzidos na impressora 3D do Departamento de Engenharia e Exatas da UFPR em Palotina sob a orientação dos professores Luciano Caetano de Oliveira e Adriana Ferla de Oliveira e também foram entregues a acadêmicos residentes da graduação de Medicina oferecida pelo câmpus de Toledo. A coordenadora deste curso, professora Naura Tonin Angonese, representou a instituição no ato da entrega das face shields.

Naura salienta a importância deste tipo de equipamento de proteção individual (EPI) na proteção de profissionais de saúde que estão expostos ao novo coronavírus. “O Ministério da Saúde tem uma série de protocolos sobre quais circunstâncias estes protetores faciais devem ser usados, mas sempre acompanhados das tradicionais máscaras cirúrgicas que cobrem nariz e boca. Como também cobrem os olhos e as partes laterais do rosto, é fundamental em atendimentos cujo grau de exposição é maior, como no atendimento direto a pacientes confirmados ou altamente suspeitos de terem Covid-19 e na coleta de secreções da orofaringe para a realização de exames”, explica.

A coordenadora destaca ainda outra vantagem: as face shields não são descartáveis. “O mesmo protetor pode ser utilizado outras vezes, desde que sempre higienizados com água e sabão ou álcool em gel. O uso destas substância pode causar desgaste, mas a qualidade do material empregado garante uma vida útil razoável a este equipamento”, observa.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.