Vacinação contra a Influenza começa na segunda

Toledo inicia na próxima segunda-feira (12) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. As doses serão dispensadas nas unidades básicas de saúde (UBS’s) da sede e do interior do município, exceto os locais onde acontece o atendimento de pacientes com sintomas gripais – UBS’s Cosmos e Panorama – e as que estão com atividades interrompidas devido à pandemia – UBS’s Cezar Park/Bressan e Jardim Concórdia.

O primeiro grupo a receber a imunização será o de crianças (de seis meses a cinco anos), gestantes (em qualquer idade gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde. “Em anos anteriores, o primeiro público eram os idosos acima de 60 anos, mas como a vacinação para a Covid-19 impede que a pessoa seja vacinada num intervalo menor do que 30 dias, foi preciso alterar o calendário”, explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Cleunice Sarturi.

Cleunice informou ainda que serão adotados sistemas com senhas para evitar aglomerações em função da pandemia. Além disso, em dois sábados – 17 de abril e 1º de maio – as unidades básicas de saúde São Francisco, Alto Panorama, Maracanã, Europa, Centro de Saúde, Porto Alegre, Industrial, Coopagro e Pancera. O atendimento será apenas para a vacinação das 8h às 17h. “Esses detalhes sobre como seria a vacinação foram apresentados em reunião com as equipes das UBS’s e nesta tarde (quinta-feira) tivemos também uma reunião virtual com a 20ª Regional para os últimos detalhes”, concluiu. 

Após esta primeira etapa, entre maio e junho, serão vacinados os idosos (60 anos ou mais) e professores. Por fim, ainda no mês de junho, acontecerá a terceira fase, atendendo pessoas com comorbidades.

Documentação necessária

Crianças – Cartão de vacinas e documento pessoal

Gestantes – Cartão de vacinas e/ou cartão de Pré-Natal e documento pessoal

Puérperas – Cartão de vacinas, cartão de Pré-Natal ou outro documento que comprove a data do parto e documento pessoal

Povos indígenas – Cartão de vacinas e documento pessoal

Trabalhadores da saúde – Cartão de vacinas, declaração do local de trabalho, crachá e/ou carteira de trabalho e documento pessoal

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.