Emoções marcam última etapa do Casamento Coletivo Cidadão 2019

Casamentos uniram 81 casais em três sábados diferentes

Após três sábados de eventos consecutivos, a edição do Casamento Coletivo Cidadão 2019 chegou ao fim. O evento promovido pela Prefeitura de Toledo por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM), contou com o apoio de diversas entidades e secretarias municipais. Ao todo 81 casais realizaram a união estável perante a Lei.

No último sábado, 1º de Junho, o palco para o Casamento Coletivo foi o Centro de Revitalização da Terceira Idade, Certi do Jardim Coopagro. O momento foi marcado pela emoção. Foram 26 casais que disseram o tão esperado “sim”. O momento contou com a presença do Prefeito Lucio de Marchi, vereadores, secretários, diretores e coordenadores municipais.

A realização dos casamentos contou com a parceria e apoio da Secretaria de Administração através da Cozinha Social, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Cultura, Cejusc, FAG e Cartório de Registro Civil.

A Secretária da SPM, Larissa Ribeiro, informa que o evento em geral foi um sucesso. “Foi uma honra, realizamos todos os preparativos com muito amor, pois sabemos que a maioria das pessoas não conseguiria legalizar as uniões, em função dos custos. Mesmo com a equipe da SPM reduzida, aconteceu tudo de forma competente, preciso parabenizar e agradecer esse grupo maravilhoso”, define.

Larissa pontua alguns fatos que não devem acontecer nos próximos casamentos. “Nas inscrições tivemos 99 casais, mas muitos com problemas de documentos, em função disso reduziu o número de casamentos. Pedimos aos interessados que para o próximo ano os casais realizem no final do ano o Cadastro Único (CAD), principal critério para casar. Entretanto, os casamentos 2019 foram maravilhosos, estamos contentes”.

O Prefeito Lucio de Marchi agradeceu pelo convite e ressaltou a importância de uma ação como essa. “Os Casamentos Coletivos iniciaram em 2005 em Toledo. É um momento de alegria cada cerimônia. Participei de todos e vi a organização e o carinho em cada um. Além de ser especial, é um compromisso da administração com a população que necessita dessa estabilidade perante a Lei”, define Lucio.

Homenagem ao primeiro casal

A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) preparou uma homenagem pra lá de especial. O primeiro Casamento Coletivo aconteceu em 2005. Para celebrar os 14 anos de evento, foi chamado durante a programação deste sábado (1º), o casal Adão dos Santos e Maria Aparecida da Silva, que receberam em mãos uma flor de forma simbólica.

Adão e Maria estão juntos há 28 anos. O fruto desse amor deu luz a um filho, que completa este ano 28 anos de idade. “Não tenho palavras para agradecer a homenagem. Quando casamos em 2005 foi um momento muito bonito e alegre, no Teatro Municipal. Estamos ‘casados no papel’ já faz 14 anos e estamos muito contentes com tudo que foi nos proporcionado até então”, destaca a esposa Maria.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.