Uma iniciativa que promete transformar vidas. Os alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Toledo iniciaram as atividades de ensino em colaboração com a Fundação Waldyr Luiz Becker de Apoio ao Paciente com Câncer. A iniciativa busca integrar o conhecimento acadêmico à experiência prática, promovendo um acompanhamento humanizado aos pacientes oncológicos e suas famílias.
O primeiro encontro dos pacientes com os acadêmicos aconteceu no dia 22 de novembro, na sede da entidade. O contato inicial com 24 pacientes foi uma amostra do sucesso da iniciativa. “Foi uma experiência maravilhosa. A receptividade foi incrível e já trouxe um impacto muito positivo”, comemora Andrea Becker, voluntária da Fundação.
Para ela, a parceria é um marco importante que fortalece a missão da instituição. “Nosso objetivo é oferecer qualidade de vida aos pacientes oncológicos e suas famílias. Com essa colaboração, os estudantes terão a chance de conhecer de perto a rotina desses pacientes, entender suas necessidades e contribuir para um suporte ainda mais completo”, explica.
A parceria também é uma oportunidade única para os futuros médicos que poderão vivenciar a realidade dos pacientes oncológicos, enriquecendo a formação e fortalecendo o vínculo entre a medicina e as pessoas. “É uma troca que só traz benefícios”, completa.
Os voluntários e parceiros da Fundação também celebraram a iniciativa com entusiasmo. “Estamos extremamente felizes e lisonjeados pelo convite da UFPR para desenvolver esse trabalho em conjunto. É um reconhecimento da importância do que fazemos e uma chance de ampliar nosso impacto”, afirma Andrea.
Portas abertas
Além de contar com a dedicação dos estudantes, a Fundação reforça o convite para que pessoas e empresas colaborem com suas atividades. “Qualquer pessoa pode ajudar. Seja visitando nossa sede, contribuindo como voluntário, ou oferecendo apoio financeiro. Temos uma loja de segunda-mão que também é uma ótima forma de participar. Basta entrar em contato e encontrar a melhor maneira de contribuir”, finaliza.