
O ginásio poliesportivo do câmpus II da Universidade Paranaense (Unipar), em Toledo, se transformou num verdadeiro arraiá na tarde desta segunda-feira (7). A decoração típica, a trilha sonora e os quitutes dos festejos juninos (no caso, julinos) deram o tom festivo ao encontro dos participantes do Centro de Treinamento para Idosos (CTI), iniciativa que faz parte do programa Pessoa Idosa em Movimento, coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).
Com atletas e professores vestidos a caráter, os idosos mantiveram as atividades físicas que integram a rotina do CTI. “Promovemos este momento com o objetivo de integrar as turmas do alto rendimento e do recreativo e entendemos que esta união é vantajosa tanto para quem participa de competições quanto por quem vem para cá com o objetivo de ter mais qualidade de vida”, comenta a coordenadora do Pessoa Idosa em Movimento, Adilma Boffo.
O CTI é fruto de uma parceria entre a Smel e a Unipar, que cede o espaço e estrutura necessários para a realização de treinamentos de esportes adaptados para esta faixa etária. Estão nesta lista o vôlei câmbio, o vôlei gigante, o handebol por zona, a peteca, o tênis de mesa e o basquete relógio — além de jogos que estimulam o raciocínio, como dominó, xadrez e trilha.
Moradora do BNH Tocantins, Solange Carvalho está entre aqueles que viram no Centro de Treinamentos uma oportunidade para recomeçar uma nova fase em sua vida. “Parei de trabalhar em 2022 e, em seguida, comecei a participar das atividades. Hoje vejo que tudo ficou melhor, minha disposição, minha energia”, relata a aposentada, de 63 anos, que participa de todas as modalidades oferecidas pelo CTI e também do vôlei de areia, disponibilizado no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen.