
Na tarde desta quinta-feira (8), o Auditório Acary Oliveira recebeu o seminário de encerramento do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), programa nacional que reafirma o compromisso com a educação pública de qualidade desde os primeiros anos de vida.
O evento contou com apresentação cultural e exposição de trabalhos desenvolvidos durante o projeto, pelas professoras cursistas e alunos.
O LEEI busca garantir o direito das crianças, até 6 anos de idade, na linguagem oral e escrita por meio de experiências significativas com práticas discursivas, leituras, escrita e oralidade, além de ser um programa de formação continuada para professores e coordenadores que atuam na educação infantil, sendo infantil 4 e o infantil 5. O projeto conta com um grupo de 94 cursistas com cinco professoras e era realizado duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, no período noturno, quinzenalmente.
A secretária da Educação, Janice Salvador discursou sobre a importância do projeto. “Ao longo dessa jornada, nossos professores e coordenadores vivenciaram momentos intensos de estudos, reflexão e troca de saberes. Não existe formação sólida e consistente que não passe pela leitura, ela é quem nos dá a chave do discernimento, da clareza e da coerência”, comentou a secretária Janice.
Janice ainda completou falando sobre o compromisso que a educação tem quanto a alfabetização. “A leitura, ela precisa permitir que o sujeito realmente desenvolva a sua capacidade de pensar sobre, de criar a partir de, de imaginar, de pensar, de suplantar os limites do que é padronizado e do que é igual para todo mundo. Qualquer um de nós pode ler qualquer um desses livros, olhar as imagens que estão ali, mas as nossas imagens não serão as mesmas. O LEEI representa isso, um compromisso com a alfabetização, respeitando os tempos e ritmos próprios da infância. Um espaço de formação permanente que busca ampliar o repertório dos educadores”, concluiu a secretária.