
Um grupo de 35 professores da rede municipal de ensino de Toledo marcou presença na 22ª edição do Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), realizado de quarta-feira a sábado (22 a 25), nas dependências do Itaipu Parquetec, em Foz do Iguaçu. O evento, que foi encerrado com o Festival Iguassu Inova, é considerado o maior do gênero na América Latina e reúne, anualmente, especialistas, pesquisadores e educadores interessados em inovação tecnológica e práticas pedagógicas voltadas à educação do futuro.
A comitiva toledana contou com servidores que atuam diretamente na Secretaria Municipal da Educação (Smed) e em 23 escolas: Alberto Santos Dumont, Anita Garibaldi, Ari Arcássio Gossler, Arsênio Heiss, Borges de Medeiros, Carlos Friedrich, Egon Werner Bercht, Henrique Brod, Ivo Welter, Jardim Concórdia, José Pedro Brum, Norma Demeneck Belotto, Orlando Luiz Basei, Osvaldo Cruz, Princesa Isabel, Reinaldo Arrosi, Santo Antônio, São Francisco de Assis, Shirley Lorandi, Waldyr Luiz Becker, Walmir Grande, Walter Fontana e Washington Luiz.
Durante quatro dias de programação, os docentes participaram de painéis, oficinas e palestras com grandes nomes da área, como a professora Débora Garofalo, referência nacional em tecnologia aplicada à educação, e o professor Tiago Cauassa, reconhecido por seus projetos de robótica educativa. “O contato direto com esses profissionais proporcionou aos participantes uma imersão em experiências práticas e inspiradoras, que agora servirão de base para novas abordagens em sala de aula, tornando o ensino mais interativo e conectado às competências exigidas pelo século 21”, analisa a secretária da Educação, Janice Salvador.
O Latinoware destacou metodologias inovadoras como a implementação do pensamento computacional por meio de ferramentas acessíveis (entre elas, oficinas de robótica de baixo custo), além de debates sobre inteligência artificial (IA) e Educação 5.0, que enfatizam o uso ético da tecnologia e a personalização do ensino. Também foram apresentadas práticas diferenciadas para disciplinas específicas, com foco em tornar o aprendizado mais dinâmico, visual e significativo.
O professor Naacao Luiz Silva, da Escola Municipal Carlos Friedrich, destaca que participar do Latinoware representa uma oportunidade única de atualização profissional e de acesso a ferramentas tecnológicas mais acessíveis e transformadoras. “Este congresso permite contato com uma formação continuada de vanguarda focada em software livre, a qual, ao contrário de soluções proprietárias e caras, oferecem recursos acessíveis para qualquer rede de ensino, democratizando a inovação”, observa.
Segundo o docente, os efeitos dessa imersão se refletem diretamente na sala de aula, promovendo novas formas de engajamento e aprendizado. “Quando o professor planeja utilizando a visão adquirida no Latinoware, o reflexo no aprendizado do aluno é imediato e profundo, pois as tecnologias livres estimulam o desenvolvimento de competências como raciocínio lógico, criatividade e acessibilidade digital, favorecendo um ambiente educacional mais justo e inclusivo”, reforça.
A secretária da Educação destaca que o Latinoware cumpre um papel estratégico ao fortalecer o protagonismo docente diante das transformações tecnológicas na educação. “O congresso posiciona o professor como um verdadeiro agente de transformação, ao capacitá-lo com novas ferramentas e metodologias. Afinal, o uso do software livre nas escolas vai muito além da digitalização, tornando-se um caminho para desenvolver competências cruciais e preparar os estudantes para um futuro mais promissor”, ressalta Janice.


















