Em parceria com a FAG servidores da Saúde qualificam-se em curso de Libras

O curso vai melhorar o atendimento às pessoas com deficiência auditiva

A Prefeitura de Toledo por meio da Escola de Governo, em parceria com o Centro Universitário FAG está ofertando um treinamento sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O Curso tem carga horária de 36 horas e é direcionado a servidores municipais que atuam no atendimento ao público em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Mini-Hospital, e Farmácia Escola. As aulas já estão em andamento e são ministradas semanalmente nas dependências da FAG. São 70 alunos divididos em duas turmas e a previsão de conclusão é para metade de setembro.

O conteúdo é dividido em quatro módulos com assuntos como História da Educação de Surdos, Estrutura da Língua de Sinais, Cultura e Identidade do Surdo, Literatura Surda, entre outros. O objetivo é que os servidores tenham entendimento e consigam estabelecer uma conversa inicial com pessoas com essa necessidade.

Denise Dumke é uma das professoras do curso e também atua com tradução e interpretação de Libras. Ela explica que os servidores estão aprendendo a linguagem necessária para o trabalho que desenvolvem no dia a dia. “Eles poderão pedir o nome do paciente, solicitar documentos, orientar sobre os exames, até direcioná-los para os locais corretos”.

O atendente da recepção da Unidade de Saúde CAIC, Fábio Junior Gerhardt está participando do curso de Libras e considera o tema de suma importância, pois na área de abrangência dessa unidade existem pessoas com tal necessidade.

“Ao atendermos essas pessoas nos comunicamos por meio da escrita, mas quando o paciente não é alfabetizado isso não é possível. O paciente nunca deixa de ser atendido, mas fica dúvidas em relação à sua queixa ou quais medicamentos tomar, e isso acontece inclusive durante a consulta. O curso vai proporcionar mais independência sobretudo para os pacientes, pois vão poder se expressar sozinhos durante os atendimentos”.

Esta não é a única capacitação focada em pessoas com necessidades especiais  que a Prefeitura oferece para servidores municipais. Na sexta-feira (31), 40 funcionários receberam os certificados do curso “Oficinas Pedagógicas Inclusivas em Educação Especial”. O curso foi em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e abordou temas sobre educação voltada para autistas, deficientes visuais e auditivos.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.