Unioeste Realiza Evento em Alusão ao Dia de Luta e Resistência da Pessoa com Deficiência.

O Objetivo do Encontro é Fomentar Discussões Acerca da Luta, Direitos e Formulação de Politicas Públicas para Pessoa com Deficiência.

O Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Campus Toledo realiza na próxima quarta-feira (25) às 19:00 na Câmara de Vereadores, o Primeiro Encontro de Direito e Cidadania.

O evento é alusivo ao Dia de Resistência e Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente no dia 21 de setembro. A programação terá início às 19:00 e contará com duas mesas de debates: A primeira com o Promotor de Justiça Dr José Roberto Moreira que abordará os direitos da pessoa com deficiência no âmbito do Ministério Público, vereadora Marli do Esporte que tratará sobre o acesso as políticas públicas de esportes e lazer e ao Paradesporto e por último da advogada Cláudia Braun que fará considerações sobre a Reforma da Previdência e a Pessoa com Deficiência.

A segunda mesa será composta por representantes das Associações de Pessoas com Deficiências: ADVT, APADA, Autistas, Recriare Down, Deficiência Auditiva e do Vice Campeão Paralímpico Léo Zuffo.

Segundo a coordenadora do PEE professora Dra. Francy Nyamien, o Programa surgiu a partir da necessidade de garantir o atendimento às necessidades educacionais especiais, colocadas a partir do ingresso de pessoas com deficiência na Unioeste, que é pública e deve ser acessível a todos. “As pessoas com deficiência estão saindo do processo de segregação e ganhando visibilidade em todos os campos sociais, mas esta ação se torna paradoxal quando se depara com barreiras arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais e pedagógicas, por isso temos urgência em discutir isso com toda a sociedade”.

As inscrições poderão ser realizadas no dia do evento, e os participantes receberão certificado de participação emitidos pela Universidade.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.