Pacientes com sintomas gripais devem procurar atendimento no PAM e na UBS Cosmos

Na noite da última quarta-feira (09) a Secretaria de Saúde anunciou o esgotamento da capacidade de atendimento de pacientes em estado crítico no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital. Com isso, pacientes graves de Toledo e região deverão ser encaminhados para outras unidades na região. 

Mesmo com o anúncio, as pessoas, nos primeiros sintomas, devem buscar o atendimento na unidade para sintomas gripais na UBS Cosmos e também no setor de consultas do PAM. De acordo com a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, a recomendação é não esperar a infecção se agravar para procurar ajuda médica. Entre os sintomas estão tosse, dores de garganta ou cabeça, coriza, febre e perda do olfato ou do paladar. 

Este procedimento possibilita ao profissional médico adotar a melhor conduta, acompanhar o paciente e orientar sobre o isolamento e como evitar a transmissão do coronavírus para outras pessoas. “O diagnóstico rápido aumenta as chances de sucesso no tratamento e reduz a necessidade de internação e tratamentos intensivos”, explica.

Além disso, o uso correto de máscaras, a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e o distanciamento social são medidas que devem ser adotadas para prevenção e controle da transmissão da Covid-19.

Isolamento social

O risco de contágio do novo coronavírus é muito alto. Segundo o diretor geral de Saúde, Fernando Pedrotti, é preciso que as pessoas evitem aglomerações, eventos e adotem o isolamento social, saindo de casa apenas em casos de extrema necessidade. “Saia somente em caso de extrema necessidade, situações de trabalho, evite passeios. Se for circular tome todos os cuidados, como uso da máscara de forma correta e as demais orientações para sua segurança e dos demais”, comentou.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.