Prefeitura de Toledo testa novo sistema que vai trazer gratuidade para o EstaR

Melhorar a rotatividade das vagas, permitindo mais acesso aos comércios e demais serviços na região central do município e trazer gratuidade para as vagas do estacionamento rotativo (EstaR). Com este objetivo, o Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans) iniciou, nesta semana, a testagem de um sistema eletrônico de controle das vagas. 

A fiscalização será feita toda pela leitura automática de placa (LAP), por meio de câmeras instaladas em uma viatura da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU). De acordo com o engenheiro de tráfego do Deptrans, Fabiano Faria, a intenção é modernizar o atual formato, trazendo vantagem para o comércio que terá mais disponibilidade de vagas. 

Caso o teste seja positivo, a cobrança pelo uso do EstaR será encerrada. “O cidadão poderá estacionar e ocupar a vaga por até duas horas sem a cobrança, diferente do que acontece hoje”, explica Fabiano. O modelo já funciona no município de Araucária e em 2021 uma comitiva de Toledo foi até a região metropolitana de Curitiba conhecer o sistema. 

Como funciona – O sistema consiste na fiscalização de tempo dos veículos por meio de leitura de placas pelo equipamento instalado em um veículo que circula pelo trajeto com frequência. É a inteligência artificial que reconhece os veículos que estão parados no mesmo setor há mais de 2h. “Teremos um período de teste para verificarmos como está o controle do tempo de permanência em cada vaga”.

O novo sistema notificará apenas os veículos que excederem este tempo estacionado na mesma vaga. “É um sistema moderno, feito de forma eletrônica. Ele também permitirá que o efetivo da Guarda Municipal (GM), hoje dedicado a este serviço possa desempenhar outros trabalhos dentro das atribuições da sua função”, explicou o secretário da SSMU, Roni Padilha. 

O modelo já funciona no município de Araucária e em 2021 uma comitiva de Toledo foi até a região metropolitana de Curitiba conhecer o sistema.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.