Primato inicia Programa de Educação Política com Dilceu Sperafico

TOLEDO – Na reunião semanal do Conselho de Administração da Primato Cooperativa Agroindustrial de Toledo desta terça-feira, dia 19 de julho, os conselheiros da instituição receberam a visita do ex-deputado federal e novamente pré-candidato à Câmara dos Deputados, Dilceu Sperafico, abrindo série de encontros do Programa de Educação Política, lançado pela Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), com o objetivo de reunir agentes públicos ligados ao agronegócio.

“Nosso objetivo é ouvir e apresentar os anseios do sistema cooperativista”, explicou o presidente da Primato, Anderson Léo Sabadin. De acordo com ele, “precisamos defender os candidatos que tenham sintonia conosco, até porque quando formos demandar algo teremos um acesso mais fácil”. Durante o encontro, os conselheiros tiveram a oportunidade de questionar Dilceu Sperafico sobre vários assuntos e esclarecer eventuais dúvidas sobre o atual momento político do País.

HISTÓRIA – Dilceu Sperafico agradeceu ao convite da diretoria da Primato e ressaltou que a cooperativa foi o primeiro lugar em que comparece na condição de pré-candidato. De acordo com Sperafico, a decisão de voltar ao cenário político foi “muito difícil” em função da morte prematura do saudoso ex-deputado federal José Carlos Schiavinato.

O retorno também foi motivado pelo fato do Extremo – Oeste do Paraná não ter nenhum outro nome de pessoas ligadas ao agronegócio, disputando vaga na Câmara dos Deputados no pleito deste ano. “Não considero sacrifício. Faço o que gosto e se me eleger vou para trabalhar. Sempre fiz isso”, disse Sperafico, que relembrou sua trajetória dentro da Câmara dos Deputados, onde presidiu a Comissão de Agricultura, a exemplo da Frente Parlamentar da Agricultura, do Congresso Nacional.

“Me coloquei à disposição por ser agricultor e sentir o dever de assumir este papel de defender as questões ligadas ao agronegócio”, disse ele, ressaltando que o trabalho de deputado federal é de trazer a segurança da legislação para os setores produtivos e a população. Dilceu Sperafico lembrou ainda da luta pela liberação dos transgênicos e do problema das áreas indígenas em várias cidades da região. “Esses são assuntos que se não saírem na Câmara dos Deputados não avançam”, comentou o pré-candidato.

LIGADOS AO SETOR – O vice-presidente da Primato, Cezar Luiz Dondoni, explicou aos conselheiros que o Programa da Ocepar iniciou em 2018 com o Paraná Coop + 10. “O objetivo é eleger um número maior de deputados federais simpatizantes do agronegócio”, disse ele, que está encarregado em receber as informações da Ocepar e replicar aos demais dirigentes para que isso se transforme numa corrente em benefício do setor cooperativista. Cezar Luiz Dondoni esteve nos dias seis e sete deste mês de julho em Brasília, onde se reuniu na Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), com Marcio Lopes de Freitas, dirigente da instituição. Hoje 52 cooperativas participam deste programa, sendo a maioria do agronegócio, porém também há representantes dos setores da saúde e crédito. O grupo se reuniu com deputados da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).

Cezar Luiz Dondoni destacou existir hoje dentro da OCB  equipe de técnicos que fica em contato direto com a Câmara dos Deputados  e Senado Federal. “Todos os projetos que entram no Congresso Nacional são analisados por essa equipe afim de identificar o que pode ser prejudicial ao setor do agronegócio ou cooperativismo”, falou o vice-presidente da cooperativa, acrescentando que esse trabalho “tem surtido efeito positivo e muitos projetos conseguem ser alterados, minimizando eventuais efeitos negativos de decisões políticas, adotadas por pessoas que desconhecem a realidade do campo”.

Cezar Luiz Dondoni também ressaltou que os deputados têm o comando político do País e a Ocepar partiu para tentar colocar o maior número possível de deputados alinhados com o que pensa o setor cooperativista. “Dilceu Sperafico é um dos nomes apontados por esse movimento e a ideia é ter pelo menos três nomes da Região Oeste. Queremos mesclar experiência com a juventude e dar continuidade ao programa e, dessa forma, ampliar a força política do setor que é um dos principais pilares da economia nacional”, finalizou o dirigente.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.