Toledo aciona protocolo para noites frias e acolhe 18 pessoas em situação de rua

Mínima entre terça e quarta (28 para 29) esteve abaixo de 6ºC e município realizou trabalho para que este público se protegesse das baixas temperaturas em segurança

Diante da previsão de temperaturas abaixo dos 6ºC, a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS), acionou o protocolo de acolhimento para a população em situação de rua (PSR). Na noite de terça para quarta-feira (28 para 29), 18 pessoas foram abrigadas na sede da Associação dos Pioneiros de Toledo (Apito).

Neste lugar, puderam tomar banho, alimentar-se (jantar e café da manhã) e proteger-se do frio. Um dos acolhidos é tutor de um cachorro, que também foi levado para o abrigo.

Após o pernoite, serão levados aos locais onde se encontravam anteriormente. A equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social passou na segunda-feira (27) por estes lugares, informando as pessoas em situação de rua sobre o acolhimento que seria feito na noite seguinte.

Quem aceitou o convite, compareceu à sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas II) na tarde de terça (28) e dali foi transportado até o abrigo. Além da SMAS, outras secretarias estarão envolvidas nesta mobilização: de Saúde (equipe para atendimento e orientações); de Esportes e Lazer (disponibilização de local e transporte); de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (apoio no atendimento); de Segurança e Mobilidade Urbana (por meio da Guarda Municipal, que cuidará da segurança em todas as fases do acolhimento); e do Meio Ambiente (disponibilidade de ração e casinhas para os animais de estimação dos abrigados).

A secretária da Assistência Social, Solange Silva dos Santos Fidelis, explica que este procedimento voltará a ser adotado sempre que houver previsão de temperatura mínima igual ou menor que 6ºC. “Nosso balanço em relação a esta mobilização é bastante positivo, sem contratempos e com condições muito boas de acolhimento. O número de pessoas que aderiu foi o mais alto desde que iniciamos a fazer este trabalho. Este sucesso também se vê pelas parcerias com outras pastas, que, dentro de suas atribuições, contribuíram com esta política pública importante”, avalia.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.