
A primeira Casa Abrigo Regional para Mulheres Vítimas de Violência do Paraná será construída em Toledo. O documento oficializando a transferência para o Consórcio Intermunicipal de Assistência Social do Oeste do Paraná (Ciasop) foi assinado nesta sexta-feira (25) pela secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; pelo prefeito de Toledo, Mario César Costenaro; e pelo presidente da Amop e prefeito de Maripá, Rodrigo Scharnoski. A área fica num terreno de 2.300 M², na Vila Industrial.
A cerimônia aconteceu durante a 3ª Assembleia Ordinária de 2025 da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel. As secretárias municipais Simone Ferrari (Assistência Social), Sheila Delava () e Eliane Bombardelli (Mulher) também participaram da solenidade e entregaram à secretária Leandre um documento solicitando recursos para o fortalecimento da Política Pública da Pessoa Idosa no Município de Toledo.
Pioneirismo regional – Leandre reconheceu a importância do Ciasop, “um Consórcio que é pioneiro e que vem trabalhando em conjunto com a Adamop para o acolhimento da mulher vítima de violência”, destacou a secretária de Estado. Leandre citou as diferenças entre homens e mulheres e a necessidade de mais políticas públicas de apoio às mulheres. Neste sentido, ela destacou que o governador Ratinho Junior trouxe esse debate sobre a violência uma vez que o Paraná é o terceiro estado que mais mata mulheres no Brasil. Apenas ano passado foram registrados 251 mil denúncias de violência e emitidas 70 mil medidas protetivas no Paraná. “Estamos tratando o efeito de um problema que custa vidas, o futuro e custa dinheiro para os cofres públicos. Todos pagamos por essa realidade. Tratar os efeitos é complicado. Precisamos tratar a causa, mas este é um processo lento”, reforçou Leandre.

A secretária de Estado comentou também que é preciso cada vez mais preparar as mulheres e punir os agressores, pois “estes números não são absolutos porque as mulheres não se sentem seguras em fazer as denúncias”. Leandre afirmou que o modelo da casa idealizado pelo Ciaasop será levado para outros municípios do Paraná.
Valorização da mulher – Na visão do prefeito Mario Costenaro, Toledo assume sua responsabilidade no desenvolvimento regional ao transferir a área para o Ciasop erguer essa Casa Abrigo Regional. “Todos somos protagonistas e responsáveis pelo crescimento da sociedade. Precisamos valorizar e integrar cada vez mais a mulher no desenvolvimento social. Temos ainda muito a fazer e nossa equipe está à disposição para fazer do Paraná um estado cada vez melhor”, afirmou o prefeito de Toledo.
Até a nova unidade ficar pronta, uma outra foi alugada e está sendo reformada para funcionar a partir de setembro.
Apoio fundamental – o presidente da Amop, Rodrigo Schanoski, elogiou a sensibilidade com que Toledo tem tratado do tema e frisou se tratar de um momento importante, porém, que ainda há muitos desafios pela frente. “Ficamos felizes que o projeto da Amop passa a ser um projeto piloto para todos os municípios e hoje temos o primeiro consórcio do país. É o Oeste sendo pioneiro e precisamos agradecer a cada um que ajudou na construção deste momento”, finalizou Schanoski.
