UBS Jardim Concórdia leva prevenção a pacientes diabéticos e hipertensos

Ação de saúde contou com apoio da equipe eMulti, da UFPR, Unipar e Uningá

A equipe da Unidade Básica de Saúde do Jardim Concórdia, em parceria com a equipe eMulti, realizou uma ação de saúde, nesta sexta-feira (18), voltada a diabéticos e hipertensos. A ação contou também com a participação da turma do curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e dos cursos de nutrição da Universidade Paranaense (Unipar) e do Centro Universitário Ingá (Uningá).

Durante a manhã e a tarde foram realizados diversos atendimentos preventivos à população, com roda de conversa com orientações sobre as doenças e prevenção, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, medição de massa corporal, avaliação de pé diabético, orientações individuais sobre alimentação e distribuição de materiais informativos.

A nutricionista da equipe eMulti de Toledo, Scheila Dayane Schneider, explicou que o momento também foi uma oportunidade de orientar as pessoas quanto aos perigos de alimentos ultraprocessados. “O bom é que a gente consegue abranger um número maior de pessoas e ao mesmo tempo passar orientações individuais para prevenção de futuras comorbidades. É importante pois um hipertenso pode desenvolver um problema cardíaco, um AVC ou futuramente ficar acamado”, alertou Scheila.

O professor adjunto do curso de medicina da UFPR, Diego Alexandre Rozendo da Silva, explicou que o objetivo é que a população receba orientações para prevenir agravo e adoecimento crônico. “Hoje, infelizmente, hipertensão e diabetes têm matado muitas pessoas, e as internações têm sido elevadas por conta dos agravos nessas condições clínicas. Então o nosso papel como universidade é, não só atender quando o paciente está doente, mas também agir na via da prevenção”, concluiu Diego.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.