Semana do Agricultor tem café da manhã no Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Evento na manhã desta sexta-feira (25), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo, também ofereceu serviços de saúde e sorteou brindes

A programação da Semana do Agricultor, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Proteína Animal (Smap), ganhou mais um capítulo na manhã desta sexta-feira (25), com um café da manhã oferecido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo (STR) a seus associados. Além da confraternização, o encontro na sede da entidade contou com prestação de serviços de saúde (como exames de acuidade visual), sorteios de brindes e ações promocionais de empresas parceiras.

A atividade foi prestigiada por diversas lideranças, como o vice-prefeito Lucio De Marchi, o vereador Sérgio Japonês e o titular da Smap, Luiz Carlos Bombardelli. O chefe regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Ivan Decker Raupp, esteve representado pelo engenheiro agrônomo Luiz Roberto Faganello. Também marcaram presença o diretor da Unidade Didática Produtiva (UDP) do Colégio Agrícola de Toledo (Caet), Gerson Boff, e o padre Geraldo Marino Ferreira, da Paróquia Menino Deus, que conduziu uma bênção especial. “Pedimos a bênção de Deus sobre este sindicato, sua diretoria, colaboradores e, especialmente, sobre os agricultores que trabalham com amor e dedicação, produzindo com esforço aquilo que alimenta nossas mesas. Que tenham saúde, paz e prosperidade!”, exorta o religioso.

O vice-prefeito Lucio de Marchi destacou a importância histórica do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo, que atua há 55 anos na defesa da categoria. “Em nome do prefeito Mario Costenaro, faço questão de cumprimentar aqueles que fazem do agro a ‘mola propulsora’ do nosso município. Estamos vivendo uma semana memorável e quem ganha com isso é Toledo”, avalia.

O secretário municipal de Agricultura e Proteína Animal destacou a relevância do papel dos agricultores para a construção da identidade e da prosperidade de Toledo. Ao lembrar das origens do município e do espírito trabalhador de seu povo, destacou que o sucesso local tem raízes no esforço de quem vive da terra. “Toledo foi colonizada de forma diferente, por famílias que precisaram diversificar a produção para sobreviver — e foi assim, com suínos, aves, leite e peixes, que nossa cidade se transformou em um lugar próspero”, relata. “Às vezes, o agricultor trabalha as 24 horas do dia, enfrentando frio, calor, seca ou excesso de chuva, sem parar”, exalta.

Ao justificar a realização da Semana do Agricultor, Bombardelli reforça o papel estratégico do agronegócio local e o compromisso da administração municipal com o setor. “Toledo é a capital do agronegócio, o maior produtor de proteína animal por metro quadrado do Paraná, do Brasil e talvez do mundo — e quem faz isso são vocês”, afirma. “Façam com que seus filhos se apaixonem pelo que vocês fazem. Às vezes é difícil soltar as rédeas, mas deem espaço para que eles assumam e levem adiante esse legado. Contem com a secretaria para aliviar as dores e melhorar a vida no campo. Esse é o nosso desafio”, pontua.

O presidente do STR, Genuir Nodari, destacou a importância simbólica e prática de promover um café da manhã em homenagem aos associados da entidade, todos eles agricultores. Para ele, a data merece ser celebrada com orgulho, sobretudo diante da relevância econômica do setor no município. “Nada mais justo comemorarmos o Dia do Agricultor em Toledo, que há 12 anos consecutivos ocupa o 1º lugar no valor bruto de produção”, comenta. “Valorizo neste contexto os pequenos produtores, principalmente aqueles da agricultura familiar, verdadeiras miniempresas a céu aberto”, pontua.

Ao comentar a iniciativa inédita do governo municipal de realizar uma programação especial durante toda a semana, Nodari celebrou o gesto como um marco de reconhecimento ao setor. “É um espetáculo o que está acontecendo no município: uma comemoração de vários dias em prol do agricultor”, declara. “A valorização tem efeito direto sobre a autoestima dos trabalhadores do campo, pois, muitas vezes, o agricultor é esquecido pelo seu trabalho, mas agora sim vem o reconhecimento por parte do município a quem produz a riqueza de Toledo”, sublinha o dirigente sindical, que recorda que nesta quinta-feira (24) foi lembrado o Dia do Suinocultor e nesta sexta-feira (25) se comemora o Dia do Motorista e o Dia do Colono, figuras importantes para o agro brasileiro.

Agenda aberta – A participação do STR na programação da Semana do Agricultor não se encerra com o café da manhã: ainda nesta sexta-feira, às 14h30, seus diretores participam de uma agenda aberta com o prefeito, na Sala de Reuniões do Gabinete. Esse será o segundo de quatro encontros promovidos ao longo da semana como parte da iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Proteína Animal (Smap).

Partilha – Os cafés têm sido um dos eixos centrais da programação da Semana do Agricultor. O primeiro aconteceu na quarta-feira (23), no Caet, com alunos, pais e professores. Na quinta-feira (24), a abertura oficial foi marcada por um café da manhã especial no Sítio Della Pasqua, na Linha Flórida. 

Nesta mesma data, houve uma festa alusiva à Semana do Agricultor no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen). O próximo momento de partilha será na quarta-feira (30), com um café da manhã especial no Sítio Nona Orfila, na Linha Floriano. Confira o cronograma completo em https://tinyurl.com/agricultortoledo.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.