Prefeitura de Toledo inaugura Pátio Municipal de Veículos Adir Itacir Zanella

Com a presença de familiares do homenageado, estrutura, anexa à Secretaria de Segurança e Trânsito, foi oficialmente entregue em ato realizado nesta quinta (31)

Foi oficialmente inaugurado, na manhã desta quinta-feira (31), o Pátio Municipal de Veículos Adir Itacir Zanella, em Toledo. A estrutura, construída em um imóvel de 9.200 metros quadrados de propriedade do município e anexa à sede da Secretaria de Segurança e Trânsito (SMST), oferece capacidade para abrigar até 500 veículos – no momento da entrega, 166 já estavam no local. O espaço conta com edificação administrativa, cobertura para motos e um sistema de videomonitoramento composto por 22 câmeras, o que reforça a segurança do local. 

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades e, especialmente, de familiares de Adir Itacir Zanella, ex-integrante da Guarda Municipal de Toledo que dá nome ao espaço. A emoção tomou conta em vários momentos, em especial no marcado pelo minuto de silêncio e a entrega, antes do descerramento da placa inaugural, de uma homenagem aos familiares.

Para a implantação da estrutura, a SMST contou com o apoio das secretarias da Administração (por meio do Departamento de Tecnologia da Informação) e da Infraestrutura Rural e Urbana e Serviços Públicos (Infra), que executou as adequações com mão de obra disponibilizada via parceria com a Polícia Penal do Paraná. 

Mario Costenaro reforçou os benefícios operacionais e financeiros proporcionados pela nova localização. “Estamos falando de uma economia de cerca de R$ 180 mil por ano com o fim do aluguel do antigo pátio”, observa o prefeito, que  também ressaltou o simbolismo da homenagem. “A forma como a Guarda Municipal defendeu essa nomeação mostra o quanto Zanella era respeitado e o quanto é necessário valorizarmos o trabalho coletivo e a dedicação dos nossos servidores”, pontua.

Biografia – Adir Itacir Zanella nasceu em 5 de agosto de 1963 e partiu precocemente em 15 de julho de 2022, aos 59 anos, após um mês de internação em unidade de terapia intensiva (UTI) em um hospital de Toledo, onde estava se tratando de problemas cardiorrespiratórios. Ingressou na Prefeitura de Toledo em 5 de agosto de 1996 como guarda municipal de segurança e trânsito – função que exerceu com seriedade, zelo e senso de dever por 26 anos, até se aposentar em 9 de fevereiro de 2022. 

Neste período, atuou em diversos pontos estratégicos do município, como a Central de Base e Patrulhamento, o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, o Paço Municipal Alcides Donin, o Pronto Atendimento Municipal (PAM) Doutor Jorge Milton Nunes, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor José Ivo Alves da Rocha, o Hospital Regional de Toledo (HRT) e o próprio Pátio de Veículos — o mesmo que, agora em sede própria, carrega seu nome.

Homem de origem simples, construiu com esforço e dignidade o que tinha. Trabalhou incansavelmente, dia e noite, para que em casa nada faltasse. Segundo as filhas, foi um pai exigente, mas amoroso; um exemplo de retidão, que gostava de ter a família reunida. Aos domingos, comandava a churrasqueira e ficava chateado quando alguém faltava a este ritual semanal.  Era um avô “babão” do João Lucas, filho de Francielle. Infelizmente, não pôde conhecer Maria Vitória, filha de Grazielle, que tem seis meses de idade, e José Benício, que ainda está na barriga de Francielle.

Graças à sugestão de seus colegas de corporação, acatada pelo prefeito Mario Costenaro, a denominação ao Pátio Municipal de Veículos foi determinada pelo Decreto nº 1.537/2025.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.