UBS Cosmos inicia grupo de apoio a pessoas que querem parar de fumar

Atividade terá encontros por até um ano e inclui a questão dos cigarros eletrônicos

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Cosmos iniciou, nesta segunda-feira (1º), um grupo de tabagismo conduzido pelas médicas Luciana Steffens e Lenilde de Souza, voltado a pessoas interessadas em parar de fumar. O grupo tem 20 vagas e havia uma espera de um ano para que pudesse ser iniciado.

Os encontros serão realizados semanalmente no primeiro mês, depois de forma quinzenal e, em seguida, mensal, com acompanhamento de até um ano. As atividades abordam os benefícios de parar de fumar, estratégias para lidar com ansiedade e estresse, e também os riscos relacionados ao uso de cigarros eletrônicos, conhecidos como “vapes”.

Luciana destacou que a iniciativa vai além do cigarro convencional, já que muitos jovens iniciam o uso dos cigarros eletrônicos ainda na adolescência. “Hoje temos a questão dos ‘vapes’, que estão causando muitos malefícios e já aparecem em crianças de 12, 13 anos. Quando conseguimos reunir um grupo desses, conseguimos mostrar os benefícios de parar de fumar de forma mais clara. Sozinhos, muitos desistem, mas no grupo existe apoio e incentivo entre eles, o que aumenta as chances de sucesso”, afirmou a médica, que cita a prevenção de câncer e doenças pulmonares entre os benefícios de deixar o tabagismo. “Tem a questão dos fumantes passivos, que são aqueles que estão perto de fumantes, e que também podem ter complicações de saúde”, alertou.

A médica explica que as técnicas de enfermagem da unidade fizeram uma busca ativa com pacientes tabagistas para participarem do grupo. “Foram feitos convites, mandado mensagens, e as agentes comunitárias de saúde foram nas casas dos pacientes”, explicou Luciana, que lembrou que pacientes que passaram na pré-consulta também foram convidados a participar da atividade.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.