23.3 C
Toledo
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

SMM ministra palestras sobre violência contra a mulher para adolescentes

Equipe da Secretaria Municipal da Mulher tratou sobre o assunto com estudantes de dois colégios estaduais de Toledo e também durante o Show Rural, em Cascavel

A Secretaria Municipal da Mulher (SMM) levou a adolescentes de Toledo e região uma série de palestras sobre prevenção ao assédio e à violência contra as mulheres, tendo como ponto de partida as festividades de Carnaval e a campanha “Não é Não”. A iniciativa alcançou estudantes do ensino médio e do ensino fundamental em duas instituições de ensino e também jovens que visitaram o Show Rural Coopavel, em Cascavel, com orientações sobre identificação de situações de risco, respeito ao consentimento e formas de denúncia tanto no ambiente presencial quanto no virtual.

As atividades começaram na manhã de quarta-feira (11), com a turma do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Cívico-Militar Novo Horizonte, no Jardim Coopagro. No mesmo dia, à tarde, o conteúdo foi apresentado novamente em Cascavel para adolescentes que visitavam o Show Rural Coopavel. 

De volta a Toledo, a equipe da SMM ministrou, na sexta-feira (13), a palestra para estudantes do 9º ano do ensino fundamental, nos períodos matutino e vespertino, do Colégio Estadual Jardim Europa. “Carnaval é tempo de alegria, mas também é tempo de consciência. Importunação sexual é crime. Respeito é obrigação. Seguimos trabalhando com informação, prevenção e diálogo para construir uma cultura de respeito desde a juventude”, destaca a secretária da Mulher, Eliane Bombardelli.

A ação enfatizou que o enfrentamento à violência passa pelo reconhecimento de comportamentos abusivos e pela responsabilidade coletiva na construção de ambientes seguros. Durante os encontros, foram discutidas situações comuns em festas e eventos, especialmente no período carnavalesco, reforçando que qualquer abordagem sem consentimento (física, verbal ou psicológica) configura violência. “A violência começa quando os homens não veem a mulher que está ali do lado dele como um ser humano, porque, ao enxergarmos o outro como um semelhante, não importa que seja mulher ou homem, é como se estivéssemos olhando no espelho, e é nisso que precisamos trabalhar”, ressalta a integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Marilene Galdino Camillo, que estava presente à palestra de abertura.

A campanha “Não é Não” tem como eixo a conscientização sobre o respeito ao consentimento em espaços de grande circulação de pessoas, como shows, exposições e celebrações populares. Ao dialogar com adolescentes em fase de formação social, a estratégia busca ampliar o alcance da informação e estimular atitudes preventivas, além de incentivar a denúncia de casos de assédio e outras formas de violência.

default
PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.