
O deputado federal Elton Welter (PT/PR) exaltou o pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (19) em Nova York. “Lula foi interrompido por 7 vezes, de tantos aplausos que recebeu na ONU. Defendeu a democracia, o combate à desigualdade no Brasil e no mundo. Informou que a Lei da igualdade salarial entre homem e mulher no exercício da mesma função virou Lei nacional. Foi muito bonito e inspirador ver a batalha do presidente por um outro mundo possível. Muito bom”, destacou Welter.
Na ONU, Lula chamou a atenção para os temas centrais da agenda mundial, como o necessário combate aos crimes ambientais. Reafirmou o seu combate ao desmatamento na Amazônia, que em 9 meses de governo já reduziu em 48% o desmatamento. Defendeu a humanidade, criticando o “neoliberalismo falido” e pediu “basta de autoritarismo e negação da política” na tribuna mundial.
Para Welter, o presidente Lula demonstrou sua enorme estatura global ao tocar em “assuntos sensíveis e importantíssimos de maneira respeitosa e firme: as questões raciais, climática, as questões de gênero e sociais, o respeito aos imigrantes, a liberdade de imprensa, a luta contra desinformação bem como a importância de o mundo se unir para construção da cultura de paz. Tudo isso é de interesse do povo brasileiro e de todos os povos do mundo”, afirmou o deputado.
Fonte: PT/AsPar