Sicoob entrega 10 bombas de infusão para Prefeitura de Toledo

Representantes do Sicoob Meridional entregaram na manhã desta quarta-feira (24) dez bombas de infusão ao prefeito em exercício, Ademar Dorfschmidt, para reforçar os equipamentos necessários para o tratamento de pacientes acometidos da Covid-19 no sistema municipal de saúde. 

O ato aconteceu durante uma reunião simbólica no Auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura de Toledo. Participaram da entrega a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Meridional, Solange Pinzon de Carvalho Martins; a diretora administrativa do Sicoob, Lizabete Sacramento; o diretor superintendente Gilberto Albarelo; a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo. 

As dez bombas de infusão foram adquiridas por R$ 120 mil. Segundo a Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Meridional, a cooperativa analisou os orçamentos e optou pelo fornecedor que entregaria no menor prazo. O pedido foi realizado há cerca de dez dias e entregue ainda nesta manhã. 

“Nós estávamos observando a pandemia e nos perguntando o que poderíamos fazer. Nisso a Ocepar fez um chamamento a todas as cooperativas de produção para que se mobilizassem. Mesmo não sendo da área de produção, também somos uma cooperativa e decidimos ajudar, mas queríamos fazer isso de forma assertiva. Foi quando procuramos o prefeito Beto Lunitti. Em contato com a Secretaria de Saúde ele informou o que tinha de maior necessidade e hoje estamos felizes em poder contribuir com esses equipamentos”, declarou Solange Pinzon.

“Nosso princípio é estar perto de nossa comunidade nas horas boas, mas também nas horas ruins. E desta forma estamos cumprindo nosso papel de cooperativa”, acrescentou a presidente.

Ademar Dorfschmidt agradeceu a iniciativa da cooperativa e disse que esses equipamentos serão fundamentais para dar sobrevida aos pacientes internados no Pronto Atendimento Municipal (PAM), principalmente aqueles que estão em leitos semi-intensivos e aguardam leitos de UTI. “Em nome do prefeito Beto Lunitti nós agradecemos pela atitude humanitária. Isso mostra o quanto nossa sociedade é unida. É isso que precisamos neste momento, de união”, salientou Ademar. 

A secretária de saúde explicou que a maior dificuldade hoje são justamente as bombas de infusão, pois cada paciente entubado usa de três a quatro bombas para regular a dosagem de medicamentos. “Para podermos usar um respirador, precisamos de vários equipamentos. Com a bomba de infusão é que conseguimos manter os pacientes sedados”, informou Gabriela Kucharski. Ao ser indagada pelos doadores sobre quando os equipamentos seriam utilizados a resposta veio rápida: “hoje mesmo”. Os trâmites burocráticos para ‘emplaquetar’ como patrimônio do município foram agilizados e no início da tarde os profissionais do Pronto Atendimento Municipal já comemoravam o recebimento das bombas de infusão.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.